Ciencias da Analise Comportamental

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 As bases da Biologia do Comportamento do Consumidor

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Admin.Mauricio
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MensagemAssunto: As bases da Biologia do Comportamento do Consumidor   Qua Maio 12, 2010 1:26 am

Bom.. passando por um blog achei este conteudo e resolvi expor aqui para todos interessados ^^




A psicologia evolucionista ou psicologia Darwiniana, procura demonstrar que os modelos de conduta humana forma estabelecidos na pré-história, por hominideos. Esta ciência com mais ou menos 20 anos de existência, vai buscar explicações para o comportamento humano na mente de nossa espécie, isto é, em nossos ancestrais. Mas o meu objetivo, com a Biologia do Comportamento do Consumidor é buscar a explicação bem antes disso, nos animais, os quais tivemos ligados muito antes de surgir o homo sapiens sapiens, e seu comportamento de consumo. O objetivo é o mesmo, revelar que temos motivos inatos, ligados à sobrevivência e à propagação dos genes que nos faz consumir produtos, serviços e diéias. Provar que alguns mecanismos inatos, ou seja, orgânicos e biológicos, nos movem em direção a certos comportamentos e que o consumo é um deles. Mas a diferença entre a psicologia evolucionista e a Biologia do Comportamento do Consumidor é que esta segunda teoria, vai buscar evidências, bem antes do aparecimento da nossa espécie e para isso usa fudamentalmente a etologia e a genética para entender e buscar a intersecção entre o comportamento humano e de outros animais. Se um dia fomos uma espécie só, certamente temos bastante em comum. Já se sabe, pelos estudos de genética comparativa que com os chimpanzés compartilhamos 98,9% dos genes , com os camundongos 95%, com as galinhas 60%, com as minhocas 50% dos genes, compartilhamos também 40% dos nossos genes com as vespas nasonia e mais do que isso, 25% dos nossos genes estão presentes em todos os seres vivos. Os genes sabe-se influenciam no comportamento humano e aí, nesta ligação entre os genes nossos e dos outros seres vivos, está a minha hipótese de que eles têm comportamento econômico e de consumo, que estão ligados à sobervivência e à reprodução.

No sentido evolutivo, a Biologia do Comportamento do Consumidor passa pela arqueologia, pela paleontologia e pela antropologia, bases da Psicologia Evolucionista, nos estudos de sociedades humanas mais antigas e também algumas ainda existentes, e faz a ligação entre as descobertas nestas áreas com o estudo do comportamento de consumo de outros animais, aproximando este do comportamento de consumo do observado em nossa espécie.


Marketing Evolucionista: Em se tratando de evolução, biologia evolucionista e psicologia evolucionista, dá para inferir que alguns produtos existem para melhorar a eficiência na seleção sexual, como o perfume caro, um caso que citei acima, como um carro exclusivo e até uma mansão. Todos estes itens aumentam a vantagem reprodutiva do indivíduo, como o rabo do pavão. Economicamente eles não são viáveis, pois são caros de manutenção (gastam energia demais e atraem predadores). Mas existem outros produtos e serviços que são diretamente relacionados também com o processo evolutivo, mas especificamente com a seleção natural e não sexual e é ai que entra a corrida armamentista. Em ambos a economia natural é incisiva e a maximização biológica também, porque todos agem de forma inconsciente, natural e inata e sempre com a intenção de sobressair perante os co-específicos, potencializando a sobrevivência do seu organismo. Um exemplo claro de corrida armamentista em função da seleção natural é a pós-graduação. Quando uma universidade vende a idéia de pós-graduação, está implícita a idéia de que o mais importante não é ser mais veloz que o predador (falta de trabalho), mas, mais rápido do que o membro mais lento da manada (os competidores pelo emprego). Darwin já nos mostrava que o equipamento para correr mais depressa é usado para superar na corrida os rivais que são da mesma espécie e que estão fugindo do mesmo predador. Os concursos públicos são muito concorridos e os cursos para preparação também, porque são produtos para a corrida armamentista que vão trazer vantagens na seleção natural.


A decisao do cérebro: O neocortex segundo Christophe Morin e Clotaire Rapaille não é a parte do cérebro que decide. Nem sequer o sistema limbico faz isso. A primeira tem a função de pensar sobre a decisão, avaliar e a segunda área cerebral tem a função processar os sentimentos relacionados à tal decisão. Mas nenhum deles é o tomador de decisões. Toda vez que você toma uma decisão, esta é feita pelo "complexo r" ou cérebro reptiliano. Os cientistas estão demonstrando que todas as vezes que tomamos decisões é esta parte do cérebro que é invocada que dispara o gatilho para a tomada de decisão. A importância disso é que nós sempre precisamos vender para o decisor e portanto atingir o cérebro reptilinao e nele se processam as funções mais básicas ligadas a sobrevivência e e reprodução. Portanto, a efetividade das estratégias de produto, o preço, a distribuição e a comunicação devem estar atentos para este fato.
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