Ciencias da Analise Comportamental

O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.Assim este forum foi criado para debates, apresentação de artigos, praticas de analise e etc..
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Psicologia/Filosofia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Hikimaru



Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2010

MensagemAssunto: Psicologia/Filosofia   Sab Set 25, 2010 5:13 am

Por mais que sejamos fascinados ( ou a maioria de nos ou os poucos) pelo comportamento físico do homem devemos associar esse a psique humana, então nada mais justo que um tópico relacionado a isso, a ciência sobre a mente humana é um dos maiores desafios que todo os grandes pensadores estão discutindo na atualidade, mesmo porque 20% da população mundial tem alguma doença mental ( não tenham preconceito, pessoas com doenças mentais não são retardadas ) seja ela depressão síndrome do panico, bipolaridade. ( ou seja em uma sala com 10 pessoas pelo menos 2 sofrem com algumas dessas ) com maior grau ou com menos grau.

Nossa mente é rica por ter milhões de variações em determinadas situações. Esse tipo de tema é rico e muito difícil de lidar, então antes de mais nada peço a todos respeito pela opinião do colega.

então uma pergunta básica para começar o discurso.

vocês acreditam que as pessoas ao falarem que irão cometer suicídio, realmente irão cometer ou " cão que late não morde" ?

Na minha singela opinião acredito que elas poderão fazer sim e elas falam porque é um ato desesperado de pedir ajuda, também sei que existem pessoas que querem apenas chamar a atenção, mas como é muito difícil de perceber se ela quer aparecer ou não e como não somos mestres em detectar mentiras, acredito que devemos apoiar sendo falso ou não.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin.Mauricio
Admin


Mensagens : 60
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 27
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   Dom Set 26, 2010 2:50 am

Bem interessante, e muito polemico.... nao me arrisco a falar sobre pois meu conhecimento sobre a psique humana, pois vejo traços do mesmo em primatas mais primitivos, logo me levando a acreditar nas relações físicas.. entao me coloco como observador e espero alguma polemica aqui para os que ainda utilizam o forum.... ^^
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://analisecomportament.forumeiros.com
Huo



Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/11/2009

MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   Seg Set 27, 2010 11:11 pm

Na verdade, a questão sobre o Suicida não é muito dificil de ser abordada. O problema é que temos o costume de tentar julgar a pessoa assistindo ela em terceira pessoa e não tentar associa pelo o que ela pode estar passando/pensando.
Ela falar ou não que irá cometer tal ato, não afirma nada sobre se ela irá ou não cometer, mas sim COMO ela afirma isso. Lógicamente algumas falar por falar em uma medida trágica e apelativa por atenção, apesar se der boa parte não é diretamente ligada ao fato, pois isso é algo do traço da pessoa, não o fato de ser dramatica, mas de quere ter atenção e em alguns casos isso passa a ser apelativo.


Já a pessoa que realmente tem coragem de cometer o ato, se passa por um significado diferente. Mas como assim?!

Tipo, de certa forma ela quer sim atenção, porém não é uma forma apelativa, mas um método desesperado. Isso ocorre em pessoa com tendências depressivas, já que isso é um "sintoma" de um dos tipos de depressão. A pessoa sente dor física( de fato) e psicologica, isso incomoda tanto que causa um devido "stress" na pessoa e ela passar a ficar desesperada. Faça o teste em um animal, quando você estressar ele de forma violênca, ele irá ficar desorientado.
Ex: Sopre com força em algumas formigas que estiverem agrupadas ou cutuque uma aranha com uma pinça.

Não somos diferentes disso, porém o que ocorre quando ela fala, significa que ela ainda acredita em alguma esperança (influência do lado racional), diferente das que não falam, que por muitas vezes já tem uma depressão muito alta, ou seja, já vem de longos tempos ou já é um traço de sua personalidade não pedir ajuda ou não ser muito social.

Quer dizer que toda pessoa que se mata é depressiva?!

Sim, mesmo que não seja uma depressão expressiva ou conhecida, pois todos nós temos medo de algo totalmente desconhecido, além dos mecanismos de segurança do instinto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Hikimaru



Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2010

MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   Ter Set 28, 2010 2:17 am

Mas dai eu percebo uma grande diferença do homem e do animal-
O animal sentindo uma grande stress, tende a elimina-lo agredindo aquele que lhe causou o mesmo., acreditando que esse stress vai acabar
O homem vai por um caminho diferente, ele não tenta eliminar o ser mas sim a dor, seu ato suicida não tenta acabar com a vida( tanto é que vários relatos de suicidas[os que tentaram mas falharam é claro] mostram que eles realmente acreditam que vão ter uma vida melhor quando se matarem - tipo no céu ou na reencarnação) e sim com a dor que ele sente, ele não procura o agressor que lhe causou a dor ( como os animais). Claro que isso se da por nos termos uma logica diferente dos animais que são instintivos. mas esse ato de desespero também não pode ser considerado um instinto falho ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Huo



Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/11/2009

MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   Qua Set 29, 2010 1:53 am

Pode sim, mas você destacou bem a questão da lógica, até pq se você analisar bem, o ato em si é mais eficaz, apesar de não ser mais vantajoso, ou seja, de certa forma ainda sim é "inteligente".

Mas se você vê um estudo que fizeram sobre comunicação por libras com gorilaz e falaram para o gorila que um dia ele iria morrer, ele ficou depressivo. Dai você nota a diferença sobre os pontos de vista.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin.Mauricio
Admin


Mensagens : 60
Data de inscrição : 19/11/2009
Idade : 27
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   Qua Set 29, 2010 2:08 am

é.. tem o registro desse estudo em video ^^
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://analisecomportament.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Psicologia/Filosofia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Psicologia/Filosofia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» av1 2 av Psicologia da Educação e da Aprendizagem
» Psicologia Reversa
» Av 1 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE
» GABARITO DA PROVA DE PSICOLOGIA
» Av 1 - Psicologia da Educação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Ciencias da Analise Comportamental :: Artigos e Debates-
Ir para: